FANDOM

Os X-Mens foram fundados pelo telepata Charles Francis Xavier,o Professor X,para defender seu sonho"convivência pacífica entre humanos e mutantes"ao mesmo tempo em que,secretamente,defendiam a humanidade dos "mutantes malignos".Assim,desde sua fundação,os X-Men vivem em constante batalha,"defendendo o mundo que os teme e odeia.

Xavier abriga os X-Men em sua mansão,sob a fachada de uma"Escola para jovens Superdotados".Seu endereço é rua Graymalkin Lane,número 1407,em Salem Center.Os primeiros alunos de Charles(os "X-Mens originais")foram:garota Marvel(Jean Grey),Fera(Henry"Hank"McCoy),Homem Gelo(Robert"Bobby"Drake),Ciclope(Scott Summers) e Anjo(Warren Worthington III).

X-Men introduziu também os arqui-inimigos:Magneto(Erik Magnus) e sua Irmandade de Mutantes.Composta por Mercurio,Feiticeira Escarlate e ambos os filhos adotivos de Magneto:Mestre Mental e Groxo.

Nesta fase também surgiram inimigos que ainda viriam dar muito trabalho aos"Filhos de Átomo"(ou nem tanto),como Fanático,Blob e Vanisher.